Acerca de mim

A minha foto
viseu, Portugal
mail:nuno_canarios@hotmail.com informaçoes de todo o tipu relacionados com a venda de canarios.

sábado, 11 de abril de 2009

Alimentaçao



A alimentação influencia consideravelmente a saúde, a procriação e o crescimento de todos os animais, sendo esta verdade igualmente aplicada aos canários. Uma boa ALIMENTAÇÃO é a que reúne todos os elementos indispensáveis a um equilíbrio de vida e aumenta a resistência orgânica das aves, conduzindo ao seu bom estado de saúde ou permitindo o seu restabelecimento rápido em caso de doença.
A base da alimentação dos canários é uma mistura de sementes, que se completa com verdura e fruta, papa de ovo, vitaminas e minerais.
A mistura de sementes pode ser obtida em estabelecimentos comerciais da especialidade, dependendo a sua eficácia da proporcionalidade dos grãos e da idoneidade do comerciante.
Há criadores que adquirem as diversas sementes em separado, fazendo posteriormente a mistur
a na percentagem que entendem ser a mais correcta. Existem ainda os canaricultores que dão as sementes aos seus canários em separado, isto é, cada variedade é colocada em recipiente individual. Este critério é baseado no desperdício de alimento que por vezes se verifica quando as aves deitam para fora dos comedouros grandes quantidades de sementes, ao procurarem as que são mais do seu agrado.
As sementes devem ser colocadas num só recipiente, diariamente, numa mistura proporcional que se ten
ha decidido adoptar. Uma vez por semana como guloseima em pequena quantidade e em separado, dar uma mistura de sementes gordas, a que os ingleses chamam "prato forte".
Indicam-se as sementes consideradas fundamentais para uma boa alimentação de canários, variando a sua proporção consoante as raças e os critérios do canaricultor:
  • ALPISTA,
  • NABO,
  • COLZA,
  • NÍGER,
  • AVEIA,
  • LINHAÇA,
  • CÂNHAMO e
  • PAINÇO.

Assunto melindroso é apresentar um modelo de mistura de sementes, pois os critérios não são unânimes, variando de criador para criador, não só nas espécies de sementes como na sua proporção, quando da mistura.

Sem comentários:

Enviar um comentário