Acerca de mim

A minha foto
viseu, Portugal
mail:nuno_canarios@hotmail.com informaçoes de todo o tipu relacionados com a venda de canarios.

sábado, 11 de abril de 2009

Gaiolas



Os canários, em Portugal continental, são aves de cativeiro e como tal teriam poucas probabilidade de sobreviver se forem postos em liberdade. Como as aves passam toda a sua vida na gaiola, devemos fazer com
que elas, se sintam saudáveis e felizes. Uma regra importante é que o pássaro possa voar entre os poleiros o que será muito benéfico para a sua saúde.

É comum indicarem-se 4 tipos de gaiolas:




  • Gaiolas para canários cantores
As gaiolas para canários cantores, são as mais pequenas. Destinam-se normalmente a alojar um macho sozinho. São indicados como mínimos 50 cm de comprimento, 25 cm de largura e 35 de altura. Muitas das gaiolas que se encontram à venda para este fim, custam pouco mais de 1000 escudos, mas são muito menores do que as medidas indicadas.




















  • Gaiolas para criação
As gaiolas de criação existem duas variantes bem definidas: uma de quase totalmente de madeira só com grade na parte da frente e outra totalmente de grade. Nos dois tipos há possibilidade de dividir a gaiola ao meio quer para separar o macho da fêmea no início do acasalamento quer para separar as aves jovens até dominarem a técnica que lhes permite descascar as sementes. Já tenho visto gaiolas divididas a meio com duas fêmeas, uma em cada metade, mas o espaço é muito reduzido.
Para a criação de canários de tamanho normal, poderão ser indicadas, como mínimo, as seguintes medidas: 60 cm de comprimento, 30 cm de largura e 40 de altura.
Há quem prefira as gaiolas de madeira, "caixotes", porque isolam as aves e elas ficam mais tranquilas, eu tenho dos dois tipos, de madeira e de grades e não notei ainda grandes vantagens para qualquer uma de
las.




















  • Viveiro
O viveiro é uma gaiola grande onde são colocadas as aves jovens quando são separadas dos pais. Deve ser espaçoso para que as aves se desenvolvam fortes e saudáveis. Os poleiros devem estar bastante separados para obrigar as aves a voar entre eles.
























  • Gaiola-enfemaria
A gaiola-enfermaria destina-se ao tratamento de animais doentes. Pode ser de madeira, bastante isolada e com aquecimento geralmente num fundo falso, pelo que deve ter um termostato.












Nem sempre as gaiolas mais bonitas são as mais saudáveis e práticas. São de evitar as gaiolas circulares.






Sem comentários:

Enviar um comentário